Portes grátis para encomendas superiores a €45 (Portugal Continental)

Granola Sem Glúten é Sempre Melhor? Vamos Desvendar Esse Mito!

Escrito em 17 de Setembro de 2024

Granola Sem Glúten é Sempre Melhor? Vamos Desvendar Esse Mito!

Vamos lá esclarecer:

Granola sem glúten é sempre melhor?

🤔 A resposta é... não é bem assim! Muitas vezes, a palavra "sem glúten" faz parecer que um produto é automaticamente saudável, mas o rótulo pode esconder ingredientes menos bons. 🚫🌾

Granolas sem glúten há muitas e não é o selo que a torna saudável. Sem glúten quer dizer apenas que pode ser consumida por pessoas que não podem ingerir glúten em quantidades superiores a 20ppm (partes por milhão). Mas nada impede estes produtos de conter açúcares e óleos processados, farinhas e nem sempre têm o perfil nutricional que esperas. Ou seja, sem glúten não significa automaticamente sem armadilhas!

Mas não entres em pânico! 😅 Granola sem glúten pode ser uma ótima escolha, desde que prestes atenção ao que está realmente dentro do pacote.

Red Flags a evitar ao comprar Granola Sem Glúten 🚩


Açúcar como primeiro ingrediente 🍬 – Lê a lista de ingredientes. Se o açúcar ou xaropes (glucose, frutose, etc.) aparecem logo no início, é sinal de que essa granola tem mais açúcar do que devia. Procura alternativas que usem adoçantes naturais como o açúcar de coco ou mel em quantidades moderadas. MAS!! MUITO IMPORTANTE, a indústria já arranjou formas de dar a volta a isto e coloca (por exemplo), 4 ou 5 adoçantes diferentes. O que é que isso quer dizer? Que, como põem pouco de cada um, eles aparecem em último lugar... se colocassem apenas um açúcar, ele apareceria em primeiro.


Óleos processados 🛢 – Óleo de palma, óleo de soja ou colza são frequentemente usados para dar crocância às granolas, mas estes óleos processados são altamente inflamatórios e podem prejudicar a tua saúde a longo prazo. Prefere granolas com óleos mais saudáveis, como óleo de coco ou azeite. São gorduras com um alto ponto de fumo e são mais saudáveis que as alternativas, geralmente usadas por serem mais económicas (mas não mais saudáveis).


Farinha de arroz ou milho (geralmente, totalmente desprovidas de fibra) 🌽 – Nada contra farinha, mas quando quero comer farinha, prefiro comer pão. Muitas granolas sem glúten usam farinhas refinadas de arroz ou milho como substitutos dos cereais e como forma de aglutinar a granola, fazendo aqueles clusters deliciosos e irresistíveis. Embora sejam sem glúten, estas farinhas refinadas oferecem poucos benefícios nutricionais e podem elevar rapidamente o índice glicémico. Mais fibra, melhor opção.


Conservantes e adoçantes artificiais 🚫 – Nomes como “açúcar invertido”, “sorbitol”, "xilitol" ou “maltodextrina” parecem sair de um laboratório, mas são ingredientes artificiais que podem causar inchaço e desconforto digestivo. Quanto menos ingredientes artificiais, melhor!


A Nossa Abordagem na Trinca Bio 💚


Já sabes que começámos a fazer granola para nós, muito antes de pensar na Trinca como um negócio. E a nossa granola veio desse necessidade de usar apenas ingredientes que nos nutrem. Então, como evitamos estas armadilhas? A nossa granola é feita com ingredientes reais e simples que nutrem o teu corpo e mantêm o sabor delicioso.

Sem farinhas ou refinados – Usamos ingredientes inteiros, sem farinhas processadas ou açúcares escondidos. A nossa granola é adoçada apenas com açúcar de coco, um adoçante natural com índice glicémico baixo.


30% de cereais, 100% de nutrição – Ao usar apenas 30% de cereais (em quase todas as referências e até temos uma sem cereais!), conseguimos manter uma libertação lenta dos açúcares e evitar aqueles picos de açúcar. Em vez disso, damos destaque a ingredientes como sementes, frutos secos e fruta desidratada, que proporcionam mais energia e saciedade.


Adoçante natural – Escolhemos o açúcar de coco por ter um índice glicémico mais baixo do que o açúcar comum, evitando os famosos "crashes" de energia (que te põem a estender a mãozinha a um monte de desejos doces e pouco nutritivos e te põem de mau humor)

Já experimentaste uma granola sem glúten de verdade? Vai espreitar a nossa loja online e descobre a diferença que ingredientes de qualidade podem fazer no teu dia-a-dia... E se nunca comeste granola, achas que não gostas, e passas a vida a pensar em chocolate, experimenta a de cacau e framboesa. Estou para conhecer a pessoa que não gosta desse sabor!

Na Trinca Bio, acreditamos que o rótulo "sem glúten" deve significar muito mais do que isenção de glúten —deve significar saúde sem compromissos! Afinal, de nada de vale retirar o glúten da alimentação e continuar a comer ingredientes que não te trazem saúde. Já tinhas reparado em ingredientes nocivos noutras granolas? 😋🌱